O II Seminário Antonieta de Barros: Literatura e Ensino na Educação Básica aconteceu no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina. Um momento especial de divulgação de pesquisas, de reflexão de conhecimentos, de trocas de experiências. Contou com a participação na solenidade de abertura, em 13 de novembro de 2012, do Secretário de Educação de Florianópolis/SC, Rodolfo Pinto da Luz, que mais uma vez deixou uma mensagem de motivação, otimismo e de respeito aos profissionais que organizaram o evento, ao seu lado a Coordenadora Geral do Evento e idealizadora Profª Doutora Luciene Fontão..
Em seguida, houve a apresentação musical do violinista e professor de música Luiz Henrique Fontão, que tocou o Hino Nacional e o Rancho de Amor à Ilha, uma belíssima execução, que emocionou a todos.
A conferência de abertura foi proferida pelo Doutor Gil Roberto Negreiros, da Universidade Federal de Santa Maria, que tratou de Gêneros Textuais e Discursivos na escola sob a ótica Bakthiniana e sob os conceitos de Markuschi, analisando o discurso oral na sala de aula do professor.
A manhã do Seminário prosseguiu com a mesa temática sobre Metodologias para a prática de Língua Portuguesa na escola, com a presença da Doutora Suzana Scramim, coordenadora da Pós-graduação em Literatura na UFSC, com a presença do palestrante Gil Negreiros, os relatos de experiência na Rede municipal de ensino da Profª Aline Zilli e da Doutora Luciene Fontão.



Os relatos de experiências das professoras da Rede Municipal de ensino trataram de demarcar metodologias calcadas em projetos desenvolvidos nas escolas. A professora Aline Zilli, da EBM Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche) trouxe uma experiência com a leitura do livro de Yeda Goulart e a saída de campos dos alunos em lugares turísticos da cidade de Florianópolis, os quais foram vivenciados pela leitura do livro. A professora Luciene Fontão trouxe a experiência do Projeto Horta com Poesia desenvolvido desde 2011 com os alunos da Educação de Jovens e Adultos no núcleo Eja Centro Matutino 1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário